Catequese

A missão da Catequese é fazer ecoar a Palavra de Deus. A catequese está presente em todas as idades e deve ser uma trajetória contínua de educação na fé.

A Catequese não se limita à preparar para a celebração dos sacramentos. Ela leva à uma iniciação na experiência religiosa e na oração. Leva também ao crescimento da Igreja. A igreja do amanhã depende da catequese de hoje.

A Catequese é tarefa de toda a comunidade, não apenas de alguns, mas de todos os batizados.

A Catequese deve despertar a alegria de ser cristão. Por isso, a catequese deve preocupar-se continuamente não só em levar conhecimento dos mistérios da fé, mas também abrir os corações à conversão e à adesão.

Ser catequista é uma linda missão!

Ser catequista é semear a esperança com gestos e palavras e levar a todas as pessoas a mensagem salvadora do amor.

A Catequese, em nossa Paróquia, abrange algumas etapas:

Pré-catequese

A pré-catequese tem por objeto principal levar as crianças a partir de 7 anos de idade, ou seja, que ainda não têm idade para se preparar para o Sacramento da Eucaristia, a gostar de estar na igreja e despertar nelas a vontade de participar da comunidade.

Apesar de não ser uma pastoral sacramental, tem uma importância muito grande na vida das crianças.

Catequese Primeira Eucaristia

Tem a missão de oferecer uma formação cristã à luz dos Evangelhos, por meio das celebrações litúrgicas e da Vivência comunitária. Nesse sentido, a Catequese visa contribuir para o desenvolvimento e amadurecimento da fé.

A Iniciação Cristã Infantil não se resume em apenas preparar a criança para receber o sacramento da Comunhão, pois desenvolve um papel fundamental na formação humana dentro dos valores cristãos.

A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade.

A Catequese de 1ª. Comunhão é oferecida a meninos e meninas a partir do terceiro ano do Ensino Fundamental. É ministrada em encontros semanais, que procuram levar os catequizandos a uma experiência vital de encontro com Jesus Cristo, na sua Igreja, através de celebrações especiais e da participação nas missas dominicais com os seus familiares.

São dois anos de preparação para a Primeira Eucaristia (Primeira e Segunda Etapa).

Catequese de Crisma

Crisma ou confirmação é o Sacramento da maturidade Cristã, pelo qual o Pai, por Jesus, nos comunica o Espírito Santo e seus dons para que possamos viver realmente como filhos de Deus e produzirmos os “Frutos do Espírito Santo”. Juntamente com o Batismo e a Eucaristia, compõe os Sacramentos da Iniciação Cristã que são como o alicerce de toda a vida cristã e se destinam a “fazer” o cristão de forma mais plena.

A pastoral da Crisma é responsável pela adequada preparação catequética do cristão para receber o sacramento da Crisma. Nela, o crismando irá conhecer mais fundo a proposta de Jesus Cristo e da Igreja, vivendo e assumindo seu papel no reino de Deus, isto é, cumprir a missão da Igreja de evangelizar e contribuir para a transformação da sociedade cristãmente falando.

Em nossa Paróquia a catequese tem dois anos de preparação para receber o Sacramento da Crisma, para receber o Sacramento o Confirmando terá que ter a idade mínima de 12 anos completos.

Lembramos que para ser padrinho de Crisma, precisa ter os Sacramentos da Iniciação à Vida Cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma.

Catequese de Adultos

Voltado à pessoas adultas que não receberam os sacramentos do Batismo, Primeira Eucaristia e/ou Crisma, a catequese tem o propósito de instruir, informar, transmitir, ensinar de viva voz a fé e a doutrina cristã. Anunciar Jesus, uma pessoa viva, levando o catequizando ao desejo de converter-se e aderir a Cristo, amadurecer e crescer na fé, segundo a vontade e os projetos de Deus.

Coordenadores: Lunarva Silva e Izilda Apda. Reis dos Santos