Catequese Matrimonial

A Catequese Matrimonial não tem somente a missão de preparar o casal para realizar seu matrimônio no religioso, mas sim para um relacionamento interpessoal, levando a reflexão que um não deve anular as características individuais do outro cônjuge. Na união matrimonial os dois serão uma só carne, e não se constrói um as custas da eliminação das diferenças pessoais do outro. A missão dessa Catequese é preparar o casal para uma vida à dois.

O Papa Francisco, na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia afirma: “A complexa realidade social e os desafios, que a família é chamada a enfrentar atualmente, exigem um empenhamento maior de toda a comunidade cristã na preparação dos noivos para o matrimônio… os Padres sinodais foram concordes em sublinhar a exigência dum maior envolvimento de toda a comunidade, privilegiando o testemunho das próprias famílias, e a exigência ainda duma radicação da preparação para o matrimônio no caminho da iniciação cristã, sublinhando o nexo do matrimônio com o batismo e os outros sacramentos. Da mesma forma, evidenciou-se a necessidade de programas específicos de preparação próxima para o matrimônio que sejam verdadeira experiência de participação na vida eclesial e aprofundemos vários aspectos da vida familiar” (AL, 206).

“Há várias maneiras legítimas de organizar a preparação próxima para o matrimônio e cada Igreja local discernirá a que for melhor, procurando uma formação adequada que, ao mesmo tempo, não afaste os jovens do sacramento. Não se trata de lhes ministrar o Catecismo inteiro nem de saturá-los com demasiados temas… Trata-se duma espécie de ‘iniciação’ ao sacramento do matrimônio, que lhes forneça os elementos necessários para poderem recebê-lo com as melhores disposições e iniciar com uma certa solidez a vida familiar” (AL, 207).

A Arquidiocese de Ribeirão Preto considerando a palavra do Magistério da Igreja sobre a preparação matrimonial e o mapeamento da preparação matrimonial em nossa Arquidiocese apresentado pela Pastoral Familiar Arquidiocesana na Atualização Teológico-Pastoral do Clero de 2017, enquanto Clero Arquidiocesano tomamos consciência da urgente e necessária mudança de mentalidade e conversão pastoral em relação a preparação ao matrimônio em nossa Igreja Particular. Por unanimidade, o Clero Arquidiocesano constatou a necessidade de ser adotado em todo o território arquidiocesano um mesmo material para a catequese matrimonial.

Disposições:

A Arquidiocese de Ribeirão Preto adota como conteúdo e método de preparação para o matrimônio o texto: “Matrimônio: encontros de preparação”, elaborado pelo casal André Parreira e Karina Parreira e publicado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar da CNBB.

Cada paróquia organizará os 11 encontros de preparação a partir de sua realidade e necessidade. Determino que o espaço entre um encontro e outro será de no mínimo uma semana.

Esta nova modalidade de preparação para o matrimônio na Arquidiocese de Ribeirão Preto entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2019, ficando ab-rogadas a outras modalidades. Certificados de preparação matrimonial que não sejam resultado desta modalidade de preparação matrimonial serão invalidados, desautorizados pela competente autoridade arquidiocesana.

Coordenadores: Luiz Fernando e Sueli Nogueira